terça-feira, 7 de junho de 2011

A Nau, por Márcia

 v. http://www.capag.info/wq/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=103&id_pagina=2

A nau é uma denominação genérica dada a navios de grande porte até o século XV usados em viagens de grande percurso. Em vários documentos históricos a nau surge com a denominação de nave (do latim navis), termo utilizado quase sempre entre 1211 e 1428. Opõe-se-lhe o termo embarcação, aplicado a barcos de menores proporções, utilizados em percursos pequenos.
Durante a época dos Descobrimentos, houve uma evolução dos tipos de navio utilizados. A barca, destinada à cabotagem e pesca, era ainda utilizada ao tempo de Gil Eanes, quando, em 1434, dobrou o Cabo Bojador, e seria sucedida pela caravela.
Concretamente, na Baixa Idade Média, mais precisamente entre o século XIII e a primeira metade do XV, as naus, ainda tecnicamente longe daquilo que seriam nos Descobrimentos, serviam essencialmente para transportar mercadorias que provinham dos portos da Flandres, no norte da Europa, para a península Itálica, no mar Mediterrâneo, e vice-versa.

1 comentário:

  1. A NAU é mais, soberbamente mais que um navio de grande porte, ou melhor, é-o tendo em conta a dimensão gigantesca e transcendente dos sonhos que trouxera para a ribalta para, mais tarde, a caravela levar avante e a bom porto.

    ResponderEliminar